domingo, 1 de abril de 2012

Química Rocheda adverte: Não confunda Mol com Molécula!

Essa confusão é muito comum entre nós alunos, alguns até pensam que mol é a abreviação de molécula e que por exemplo um simples átomo de oxigênio tem a massa de 15,9994 g! Se fosse assim seria fácil pegar uma só molécula de O2 na mão e estudá-la, difícil seria colocar esse trem no nariz de uma vez só e começar a respirar...
Então vamos começar com um histórico de como tudo começou para nunca mais fazermos esta confusão que  acaba com gente desatenta nas provas de química da vida.
Professor Wilhelm Hofmann

O termo molar (do latim moles, que significa "grande massa") foi inicialmente introduzido na química pelo químico alemão August Wilhelm Hofmann, por volta de 1865. O termo foi introduzido para indicar uma grande massa macroscópica (que pode se enxergar a olho nu) contrariando assim a palavra "molecular" (palavra também derivada de moles, pela adição do sufixo "-cula", significando "pequeno" ou "diminuto").

Wilhelm Ostwald fazendo pose para a foto










O uso do termo mol como massa em gramas que refletindo a massa de todas as moléculas nele contidas, é geralmente atribuído ao físico-químico alemão Wilhelm Ostwald. Este termo aparece em vários livros científicos do século XX. O uso desse termo por Ostwald teve como objetivo facilitar cálculos estequiométricos.




Relação com a constante de Avogadro
O conceito de mol está intimamente ligado à constante de Avogadro , onde 1 mol tem aproximadamente 6,022 × 10²³entidades. Este é um número extremamente grande, pois se trata de uma medida da ordem de sextilhões. Exemplos:
1 mol de barras de ouro
  • 1 mol de moléculas de um gás possui aproximadamente 6,022 × 10²³ moléculas deste gás, ou seja, seiscentos e dois sextilhões de moléculas;
  • 1 mol de bolinhas de gude equivale a aproximadamente 6,022 × 10²³ bolinhas de gude, ou seja,   seiscentos e dois sextilhões de bolinhas de gude;
  • 1 mol de barras de ouro que valem mais do que dinheiro equivale a aproximadamente 6,022 × 10²³ barras de ouro que valem mais do que dinheiro, ou seja, seiscentos e dois sextilhões de barras de ouro.

Em resumo: Mol é um conjunto de 6,022.10²³ entidades enquanto uma molécula é uma entidade eletricamente neutra que possui pelo menos dois átomos, todos ligados entre si mediante ligação covalente.

Ficheiro:Mol e molécula.png


Só para não esquecer, coloque um desse na porta do seu quarto:




Fiquem com  Deus!

Um comentário: