sábado, 31 de março de 2012

As CNTPs!


Oxigênio lendo esta postagem
 Sabemos que a massa que é dada na tabela é a massa molar, ou seja, a massa correspondente a um mol, de átomos, ou seja, a massa de 6,02.10²³ átomos. Em se tratando de gás seu volume pode sofrer variações
de acordo com a temperatura ambiente e a pressão sobre ele exercida. Para padronizar os valores e unidades de temperatura e pressão dos gases existem as Condições Normais de Temperatura e Pressão (cuja sigla é CNTP no Brasil e PTN em Portugal) , cujos valores são:


  • 1 atm para pressão 
  • 0 (zero) °C ou 273 Kelvin para temperatura. 
No entanto há controvérsias a esse respeito, pois, no ano de 1982 a União Internacional da Química Pura (IUPAC) especificou que o valor padrão para pressão seria de 105 Pa= 100.000 Pascal = 100KPa que corresponde à 1 bar.
Se formos analisar o Sistema Internacional de unidades (SI), a unidade de medida para a pressão é pascal Pa e não atm, sendo assim, as condições normais de temperatura e pressão no Si seriam de 105 Pa= 100 000 Pascal = 100KPa e 273,15 Kelvin para a temperatura.


Tabela com massas molares (Abaixo do símbolo do elemento)



Controvérsias a parte o volume de um mol de gás a essas condições é de 22,4 litros. Abaixo segue uma homenagem as CNTPs:


















Jesus está voltando!


Nenhum comentário:

Postar um comentário