quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O que é Alquimia?



Bem, um pouco de curiosidade sempre é bem vindo nos estudos, neste tópico vamos falar um pouco sobre a Alquimia.




     Durante o período da Alquimia, na Idade Média, muitas histórias curiosas e interessantes aconteceram.
Veja algumas delas:


- Durante a Idade Média, o enxofre era muito utilizado e por este motivo o seu cheiro estava associado ao pacto com o demônio entre os alquimistas. Era a Igreja Católica quem condenava os alquimistas à fogueira.



- A palavra laboratório vem da palavra labor que significa trabalho e oratório que significa local de orações. Era nos laboratórios que os alquimistas tentavam descobrir a pedra filosofal e o elixir da longa vida.




- Os alquimistas eram facilmente encontrados em suas casas ou laboratórios porque utilizavam muito enxofre, que tem cheiro de ovo podre. Quando alguém descobria o paradeiro destes alquimistas, eram condenados e acusados de bruxaria e pacto com o demônio.




- Foi nesta época que surgiu a história do Drácula, o vampiro que precisava de sangue humano para se manter sempre vivo. Seu surgimento não passou de uma bem sucedida tentativa para desmoralizar uma ordem mística alquimista, que surgiu na Idade Média e que trabalhava na obtenção do elixir da longevidade.

Surgimento da história do Drácula

- A alquimia foi muito importante porque foram descobertas muitas substâncias, na tentativa de achar a pedra filosofal. São eles: ácido sulfúrico, água régia, arsênico, nitrato de prata, acetato de chumbo, ácido clorídrico, bicarbonato de sódio, sulfato de sódio, sulfato de amônio e sulfato de fósforo.


- A palavra árabe AL-khimia tem o mesmo significado de química, só que esta química não é a que conhecemos hoje. É uma química transcendental e espiritualista. Em árabe AL quer dizer Ser Supremo, O Todo-Poderoso, assim como AL-lah. A palavra alquimia era então na Idade Média, a ciência de Deus, a química de AL.




- Geralmente, um alquimista era também um filósofo, um médico e astrólogo. Era assim, Paracelsus. Eram também alquimistas Alberto Magno, Santo Agostinho, Frei Basílio Valentim, Nicolás Flamel.


- Paracelsus era o pseudônimo de Phillipus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim. Era alquimista, médico e astrólogo. Fundador da química médica. Se interessava pela relação homem cosmos.


- Na China, a alquimia está associada ao Taoísmo.


- No Oriente, foi Alexandre, O Grande que disseminou as ideias de alquimia.


Símbolos Alquímicos


- A alquimia também estava relacionada com a arte. Havia inúmeros símbolos para que outras pessoas não conseguissem entender o que os alquimistas estavam tentando dizer. O principal símbolo da alquimia é a borboleta por causa do efeito da metamorfose.






Obrigado pela Atenção!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário