E ai pessoal, em nome de todos do grupo, pedimos desculpas pela falta de postagens que houve no blog, foi um momento muito conturbado e sem tempo até de ter tempo, mas estamos aqui de volta e já vamos tratar de um assunto muito importante para o entendimento de uma das partes de concentração de soluções: Equivalente-Grama (Eq ou eq).
E sem perder tempo vamos lá para as definições iniciais:
Equivalente (Eq ou eq) é uma medida de quantidade de matéria, sendo definida como a massa, em grama, de uma substância que pode reagir com 6,022 x 10²³ elétrons.
6,022 x 10²³ é o número de Avogadro, que é o número de partículas de um mol. Assim, o equivalente é a massa, em gramas, de uma dada substância que pode reagir com um mol de elétrons.
Equivalente é uma unidade utilizada em química e nas ciências biológicas. Traduz a tendência de uma substância a combinar-se com outras substâncias. É geralmente usada para determinar a normalidade.
Em outra definição, menos precisa, equivalente é o número de gramas de substância que pode reagir com um grama de hidrogênio atômico.
Os equivalentes são expressos em número de equivalente-grama (nEq). Para cada tipo de substância, existe uma forma de se calculá-lo:
E= MA Ex: Ca - E=40 E= 20g
v 2
EQUIVALENTE GRAMA DE UM ÁCIDO - É o quociente da massa molar do ácido pelo número de Hidrogênios Ionizáveis (H+ ligado a O).
E=M Ex: H2SO4 -> E= 98 E=49g
H+ 2
EQUIVALENTE GRAMA DAS BASES - É o quociente entre a massa molar da base e o número de grupos "hidroxilas" (OH-)
E=M Ex: Al(OH)3 -> E=78 = 26g
nºOH 3
EQUIVALENTE GRAMA DE UM SAL - É o quociente entre a massa molar do sal e a valência total do cátion ou do ânion.
E=M Ex: Al2(SO4)3 = 342 = 57g
Nenhum comentário:
Postar um comentário